"Toda empresa tem duas estruturas organizacionais. Uma é a que está escrita. A outra é o relacionamento diário com seus funcionários.” - ( Haolda Genen e Alvin Moscow )

2014.1

Apresentação

O curso superior em Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo capacitar o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das empresas.
Atividades Principais

O profissional de RH trabalha exclusivamente com pessoas e dentre as suas atividades principais se destacam:

  • Supervisionar áreas de recrutamento e seleção, de análise e descrição de cargos, de administração de salários, de treinamento e desenvolvimento e de serviço social;
  • Analisar o mercado da mão-de-obra;
  • Utilizar as diferentes formas de recrutamento de pessoal e os diferentes critérios do processo de seleção;
  • Executar práticas no processo de avaliação de desempenho da empresa, visando melhorar o desempenho do colaborador por meio de treinamento ou movimentação interna;
  • Lidar com equipes de trabalho e administrar conflitos;
  • Diagnosticar a necessidade de melhorar o nível de satisfação dos colaboradores/clientes;
  • Analisar, interpretar, articular dados e informações em concordância com a cultura da empresa e para que seus colaboradores trabalhem em sinergia e contribuam para os objetivos da organização;
  • Representar a empresa junto às entidades de classe.

FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Mercado de Trabalho

O grande diferencial competitivo entre as organizações está em atrair e manter talentos. Por esse motivo o perfil do gestor em recursos humanos vem atendendo uma demanda crescente no mercado de trabalho. As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância de ter um profissional que conheça políticas de gestão de pessoas, de forma a garantir as metas organizacionais.

O curso habilita o aluno a atuar na área de RH em empresas de diferentes portes e ramos de atividade, bem como estimula o seu potencial empreendedor para a prestação de serviços de RH nas mais diversas organizações.
O aluno do curso de RH poderá encontrar no mercado diversas oportunidades para colocar em prática seu conhecimento. Poderá atuar como Gerente de Recursos Humanos, Supervisor de Recrutamento e Seleção, de Cargos e Salários, de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Analista de Cargos e Salários, de Recrutamento/Seleção, de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Técnico de Recrutamento e de Treinamento em Cargos e Salários, Assistente de Departamento Pessoal, entre outros.
Diploma

Os cursos superiores de tecnologia são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, abrangendo os diversos setores da economia. Os graduados no curso denominam-se "tecnólogos" e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais, mas com predominância em uma delas.
O curso confere diploma de graduação, possibilitando a continuidade dos estudos em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Assim como possibilita a participação do aluno em concursos públicos de nível superior.
Alguns especialistas da área educacional acreditam que no futuro próximo todos os cursos de graduação terão de um a três anos no máximo, de forma que o indivíduo inicie seu processo profissional o quanto antes, mantendo vida estudantil paralela à vida profissional. O que já é comum no Ensino Superior dos Estados Unidos (EUA), por exemplo.
O Ensino Tecnológico surgiu nos Estados Unidos há algumas décadas, pouco antes da virada tecnológica da indústria norte-americana, com o objetivo de qualificar e reciclar rapidamente os profissionais responsáveis pelo sucesso das diversas economias mundiais.

Bruno Araújo  

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Mestrando em Economia, Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Consultor de Empresas, Gestor Financeiro e Economista com diversificada experiência profissional, nas áreas de finanças, métodos e modelos organizacionais, matemáticos e econométricos.


Bruno@ibgm.org

CURSOS SUPERIORES

PÓS-GRADUAÇÃO

   Geral