“Amadores falam em táticas. Profissionais falam em logística.” - ( Ditado militar moderno)

Apresentação

O termo “Logística” tem sido popularizado e empregado com significados diferentes. Alguns o associam a translado de materiais via vários meios de transporte, outros a transporte e distribuição. Pode-se considerar ainda a logística abrangendo também a atividade de armazenagem.
Nos meios acadêmicos e empresariais modernos, no entanto, a logística trata do movimento, em todos os sentidos, de materiais, serviços, recursos financeiros, pessoas e informações, nos ambientes inter e intra-empresarial, com eficácia (alcance de objetivos), eficiência (otimização de custos) e efetividade (compromisso com o social e com o meio ambiente).


O que esperar do Curso de Logística da Faculdade IBGM?

O curso de Gestão em Logística é em sua essência dinâmico e repleto de práticas. Durante o curso o aluno obterá conhecimentos sobre a logística e suas funções nos diferentes tipos de organização. Para isso, o enfoque será a cadeia de suprimentos e conceitos de abastecimento, distribuição e entrega, bem como de estoques, movimentação e armazenagem de materiais.
Aprofundará também o entendimento sobre relacionamento com fornecedores, a tecnologia de informações aplicada às principais funções logísticas e o processo de terceirização e o emprego de operadores logísticos. O aluno adquirirá vasto know-how, a fim de suprir a lacuna no mercado de trabalho por profissionais com formação e capacitação para desempenhar o papel de gestor de cadeias logísticas e de suprimentos nos mais variados campos de atividade empresarial; partindo sempre da compreensão de que a Logística é um elemento de estratégia coorporativa.

Quais são as exigências e como está o mercado de trabalho?

O curso de Gestão em Logística foi idealizado para atender as necessidades do mercado em relação a diferentes tipos de profissionais:

  • Profissionais das diversas áreas funcionais da Logística como administração de transporte, armazenagem, estoques, compras e processamento de pedidos e que buscam obter uma visão gerencial integrada dessas áreas;
  • Profissionais que trabalham com gestão de estoques e previsão de vendas e buscam um aprofundamento teórico e prático;
  • Profissionais interessados em utilizar a logística empresarial como ferramenta de redução de custos e aumento de competitividade na cadeia de suprimentos;
  • Coordenadores, supervisores e analistas atuantes nas áreas de Logística, produção ou correlatas e que desejam se especializar no planejamento de demanda ou gerenciamento de estoques.

O curso forma Gestores de Logística por meio da aquisição, análise e questionamento acerca do conjunto de conhecimentos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências/capacidades exigidas pelas empresas, tais como:

  • Capacidade de liderança;
  • Capacidade de adaptação;
  • Capacidade de negociação;
  • Capacidade de planejamento e organização;
  • Capacidade de trabalho em equipe;
  • Capacidade de inovação;
  • Capacidade de empreender novos negócios;
  • Capacidade de comunicação;
  • Capacidade de gerenciar recursos escassos e valiosos;
  • Capacidade de raciocínio lógico;
  • Capacidade de justiça e de responsabilidade social;
  • Capacidade ética.

 

Justificativa

Pernambuco tem sido apontado como o maior potencial de desenvolvimento econômico em todo Nordeste.
A economia do estado passa por constante processo de modernização, recebendo fortes investimentos de capital nacional e estrangeiro.
A economia pernambucana passa por uma diversificação em vários setores, conquistando cada vez mais novos espaços.
Entre os principais, a Logística começa a ganhar mais espaço, fazendo com que as empresas locais incluam tal atividade em seus planos.
Com o mercado em alta, o profissional de Logística tem sido muito procurado nos últimos tempos.
O profissional de logística é responsável por armazenamento e transporte de produtos, sempre buscando segurança e economia.
Entre as funções que o profissional de Logística pode exercer estão: gerente de logística, gerente de operações, supervisor de operações, analista de processos logísticos, entre outras.
Apesar de ser um curso novo e de ser lecionado no Brasil há pouco mais de 50 anos, as empresas já tem consciência a respeito da importância dos profissionais formados em Logística.


Diploma

Os cursos superiores de tecnologia são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, abrangendo os diversos setores da economia. Os graduados no curso denominam-se "tecnólogos" e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais, mas com predominância em uma delas.
O curso confere diploma de graduação, possibilitando a continuidade dos estudos em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Assim como possibilita a participação do aluno em concursos públicos de nível superior.
Alguns especialistas da área educacional acreditam que no futuro próximo todos os cursos de graduação terão de um a três anos no máximo, de forma que o indivíduo inicie seu processo profissional o quanto antes, mantendo vida estudantil paralela à vida profissional. O que já é comum no Ensino Superior dos Estados Unidos (EUA), por exemplo.
O Ensino Tecnológico surgiu nos Estados Unidos há algumas décadas, pouco antes da virada tecnológica da indústria norte-americana, com o objetivo de qualificar e reciclar rapidamente os profissionais responsáveis pelo sucesso das diversas economias mundiais.

Carlos Miranda,  

Suas experiências profissionais abrangem diversas áreas como: acompanhamento técnico junto às equipes de projetos de meio ambiente e sustentabilidade pelo Centro de Estudos e Pesquisas Josué de Castro, em zonas especiais de interesse social; Na Frigoserv de Pernambuco LTDA exerceu atividades como Coordenador de Projeto voltado à melhoria em processos e qualificação interna de equipes de trabalho. Como operador WMS - Sistema SAP/ R3, desenvolveu atividades de monitoramento e controle em processos de armazenagem recebimento, expedição, inventário de produtos frigorificados e congelados (cliente PERDIGÃO). Na Vasconcelos Logística, atuou como auxiliar de supervisão de transporte e distribuição de produtos alimentícios, de higiene e beleza (cliente UNILEVER). Atualmente, exerce a função de Coordenador do Curso de Gestão em Logística no IBGM, como também, leciona às disciplinas de Gestão da Distribuição, Gestão de Suprimentos, Gestão de Projetos, BSC, Gestão de Projetos Logísticos II, Elementos da Logística realizando também, atividades como fomentador de trabalhos interdisciplinares e orientação de TCC para disciplina de Gestão de Projetos Logísticos II no quarto período deste mesmo curso.

CURSOS SUPERIORES

PÓS-GRADUAÇÃO

   Geral